A palavra “candeias” vem de “candeia”, que significa vela, luz. A tradição de acender velas nesse dia simboliza a luz que Maria trouxe ao mundo com o nascimento de Jesus, além de ser um gesto de fé, de oração e de agradecimento pelas bênçãos recebidas.
Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária/ Nossa Senhora da Luz.
![]() |
Nossa Senhora das Candeias (Foto: Paróquia Nossa Senhora da Vitória- Oeiras/PI) |
Em muitas comunidades, é comum que as famílias acendam velas em suas casas, criando um ambiente de oração e reflexão, enquanto se lembram da luz de Cristo e da proteção de Nossa Senhora. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer os laços entre os membros da comunidade paroquial, já que muitos se reúnem em celebrações, partilham alimentos e relembram a importância dessa data.
Origem de Devoção à Nossa Senhora das Candeias
A origem da devoção a Nossa Senhora das Candeias (também conhecida como Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Luz) iniciou-se na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e na da purificação de Nossa Senhora, que ocorre quarenta dias depois de seu nascimento (sendo, assim, comemorada no dia 2 de fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, depois de darem à luz, ficavam impuras, não podendo entrar nos templos nos quarenta dias seguintes do parto. Passados os quarenta dias, tinham que se apresentar ao sumo-sacerdote, para apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas) e assim obter a purificação. Assim, José e Maria logo se apresentaram no Templo e foram acolhidos por Simeão, para realizar o sacrifício. Simeão, profeta, revelou ao casal as maravilhas relacionadas ao Menino Jesus, disse a eles: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo” (Lucas, 2,29-33). A palavra “candeia” significa vela, tocha, lâmpada.
Aparição de Nossa Senhora das Candeias
Nossa Senhora das Candeias fez sua aparição no ano de 1400, em uma praia da ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha). Os nativos da ilha, que eram conhecidos como guanches, sentiram medo da Virgem e tentaram atacá-la, mas não conseguiram, já que a aparição paralisou suas mãos. Depois disso, guardaram a imagem em uma caverna, onde, após vários anos, foi construída a Basílica Real da Candelária (em Candelária). Anos depois, a devoção chegou até a América, onde se espalhou ainda mais. Nossa Senhora da Candelária é a padroeira das Ilhas Canárias.
LEIA TAMBÉM:
Fim da Estação! Vida de Manoel de Sousa Martins
Texto adaptado: Cruz Terra Santa