Programa Jovem Aprendiz tem beneficiado jovens em Oeiras.
![]() |
Aprendizes do Instituto João Bittar Oeiras-PI |
Neste post de hoje, vamos trazer para vocês um pouco sobre o PROGRAMA JOVEM APRENDIZ, em especial, na cidade de Oeiras-PI. Vamos repassar alguns conceitos acerca do assunto: Qual instituição ativa em sua cidade; Como funciona o Programa de Aprendizagem para as empresas; Os benefícios para os Jovens Aprendizes; como se inscrever; Como é a rotina de trabalho dos Aprendiz; e muito mais.
O Programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho com capacitação e experiência profissional. Criado para facilitar a inclusão de jovens no ambiente corporativo, o programa garante direitos trabalhistas e formação teórica em parceria com instituições de ensino.
Você sabia que, em Oeiras temos o Programa Jovem Jovem Aprendiz? Se ainda não sabe, fica aqui que vou te contar. Mas antes, entenda um pouco sobre esse programa de Aprendizagem que foi instituído no Brasil no ano de 2000, Lei 10.097/2000- Lei da Aprendizagem.
O que é o Programa Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é uma iniciativa que permite a contratação de adolescentes e jovens, geralmente entre 14 e 24 anos, para que possam desenvolver habilidades profissionais enquanto estudam. As empresas contratantes devem oferecer não apenas um contrato formal, mas também uma formação educacional complementar.
Atenção! Um caso excepcional na contratação de Jovens Aprendizes é que, para contratação PCD, não existe um limite máximo de idade.
Quais são os benefícios para os Jovens ingressarem no Programa Jovem Aprendiz?
- Primeira experiência profissional registrada em carteira;
- Remuneração compatível com a jornada de trabalho;
- Benefícios como 13º salário, férias e FGTS;
- Formação teórica em cursos profissionalizantes;
- Oportunidade de crescimento e networking no mercado de trabalho.
Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz para as Empresas?
As empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar um percentual de jovens aprendizes com base no número total de funcionários. Além de cumprirem a legislação trabalhista, elas se beneficiam ao formar futuros talentos e contribuir para a responsabilidade social corporativa.
Para mais detalhes sobre contratações, direitos e obrigações das empresas e dos aprendizes, acesse o contato que vamos deixar logo afinal desta postagem.
Como se Inscrever no Programa?
Os interessados podem buscar oportunidades diretamente nos sites das empresas, instituições de ensino e plataformas de vagas de emprego. O processo seletivo geralmente envolve o envio de currículo, testes e entrevistas.
Em Oeiras, por exemplo, temos várias empresas com potencial para contratar, no mínimo, um Jovem Aprendiz. Claro, para tudo isso, tem-se uma regra a ser seguida. E tudo isso vai estar expresso no arquivo que deixarei anexo aqui neste post. Vale a pena a leitura tanto dos senhores gestores , como, também, jovens que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a Lei da Aprendizagem.
Bem no início indaguei sobre o Programa Jovem Aprendiz em Oeiras. Você sabia que existe? Pois bem! Temos na cidade. Foi implantado desde 2021, e tem como instituição formadora o Instituto João Bittar. Tal instituição tem sua Matriz na cidade de Uberlândia-MG, e tem crescido por diversas cidades do Nordeste. No Piauí, por exemplo, temos Unidades atividades em: Oeiras, Floriano, Piripiri e Paranaíba. Ao todo, com mais 30 jovens beneficiados com o programa.
![]() |
Instituto João Bittar- Programa Jovem Aprendiz em Oeiras-PI |
Para se ingressar no programa de aprendizagem, o jovem deve seguir alguns regras. A citar:
1. Ter entre 14 e 24 anos;
2. O jovem precisa estar estudando ou ter concluído o Ensino Médio. Não pode ter deixado de estudar.
3. O Programa de Aprendizagem valoriza muito jovens em situações de vulnerabilidade Social. Infelizmente, algumas empresas custam a seguir esse ponto, mas é de significativa importância;
4. Em seguida, o jovem pode procurar alguma empresa que forneça o programa de Aprendizagem para saber de oportunidades ativas. Ou, se preferir, uma instituição formadora, neste caso, o Instituto João Bittar, para fazer sua inscrição. Vale a pena ressaltar que, trata-se apenas de uma inscrição na plataforma do instituto. Em seguida, o jovem será chamado para uma entrevista presencial (como forma de conhecer o jovem e suas qualidades) e, em caso de surgir vagas no mercado de trabalho, este jovem poderá ser encaminhado para um entrevista na empresa.
5. O jovem que foi convocado para entrevista na empresa e foi selecionado para o programa de Aprendizagem, a partir daí passará pela etapa de envios de documentações e, assim, confeccionar o contrato de trabalho com tempo determinado (2 anos, no máximo).
6. O jovem terá suas atividades práticas dentro da empresa e suas atividades teóricas na instituição formadora. Vai depender de qual turma o aprendiz estiver ingressado. Por exemplo, se o jovem foi ingressado na turma de Serviços Administrativos, por exemplo, todas as sextas-feiras, terá atividades teóricas no Instituto João Bittar, e de segunda a quinta-feira, atividades práticas na empresa.
Como será a rotina de trabalho do Jovem Aprendiz?
Pois bem! O jovem terá sua rotina de acordo com a turma em que estiver ingressado. Trazendo o exemplo do aprendiz na turma de Serviços Administrativo, ele seguirá algumas atividades que fazem parte da sua função. Seguir esse ponto é de fundamental importância para o desenvolvimento do jovem.
O aprendiz não pode, de forma alguma, se contratado para Serviços Administrativo, estar fazendo trabalho braçal na empresa de forma contínua. Como por exemplo, descarregar caminhão.
Outro ponto fundamental a ser citado é a questão dos horários de trabalho. Se o jovem ainda estuda, digamos que no turno da tarde, automaticamente esse aprendiz será direcionado para trabalhar no turno da manhã. Não pode haver, de maneira alguma, prejuízo na sua formação escolar.
Quais as empresas que tiveram e tem parceria com o Instituto João Bittar em Oeiras?
Algumas empresa no município de Oeiras leva muito a sério o Programa de Aprendizagem e tiveram contratações concretizadas, dando oportunidades a muitos jovens. A citar:
- Trans portadora Grãos;
- SESC Oeiras;
- SAMEL;
- INEC- Banco do Nordeste (CrediAmigo);
- Cimento Nordeste.
Gostou da leitura? Ficou com dúvidas em qual assunto em específico? Deixe nos comentários.
Importante destacar que, eventuais alterações podem acontecer na Lei da Aprendizagem.
CONTATOS:
Entre em contato com o Instituto João Bittar, via WhatsApp: (89)9 8145-2451
E-mail: oeiras@institutojoaobittar.edu.br
Site: Instituto João Bittar
Veja abaixo alguns registros com os Jovens Aprendizes do Instituto João Bittar, na Unidade de Oeiras-PI.