Lenda do Pé de Deus e do Pé do Cão em Oeiras-Piauí.
A Bíblia não narra toda a vida de Jesus na Terra. Conta o nascimento e parte da infância e então dá um salto temporal de 18 anos já presentando um Cristo adulto, quando vem a ser batizado por João Batista. Esses 18 anos perdidos, não são conhecidos. O que Jesus fez? Por onde ele andou? Há uma lenda, que não digo que seja verdade, que conta que ele andou pelo Piauí, mais precisamente em solo Oeirense.
Diz a lenda que em tempos fabulosos, em que Jesus andava na Terra, o Demônio o perseguia implacavelmente. Havia um pé de calumbi. O Divino, sendo acuado pelo Tinhoso, passou por baixo da planta, deixando miraculosamente moldada sua pegada em um lajeiro.
O mesmo teria ocorrido ao seu tenebroso perseguidor. Dizem ainda, que a impressão das marcas na pedra, não foram a toa. Jesus a teria deixado como prova do quanto apreciara aquela terra, habitada por uma gente de almas e corações puros, plantando, propositalmente no rochedo, como sinal perene de sua predileção, a marca do seu pé divino. O Diabo, invejoso que é, pôs o seu ali bem perto, para deixar também sua marca no local.
Você pode se interessar em ler também:
O lajeiro fica na atual cidade de Oeiras, no Bairro Rosário. Ali há, de fato, até hoje, duas pegadas impressas na pedra: O Pé do Diabo é torto e disforme, com uma aparência arredondada, mas ninguém o vê, porque está sempre coberto de pedras atiradas pelos visitantes como sinal de protesto e rejeição, enquanto no Pé de Deus, colocam-se flores e velas.
Segundo os Oeirenses, parte da pedras são retiradas ano a ano de cima da pegada do diabo, pois caso não tirassem a cidade já estaria soterrada de tanta pedra. Só que, com o tempo, o monte volta a crescer. Já ouvi dizer que no dia em que o monte de pedra for totalmente desmanchado, deixando aparecer a pegada do Inimigo, se manifestará o Apocalipse.
Você pode se interessar em ler também:
Há um outro momento da vida de Cristo em que é possível que tenha passado pelo Piauí perseguido pelo tinhoso. Seria em algum ponto da sua vida terrena depois do momento em que teria sido tentado no deserto pelo demo. Lucas 4:13 nos diz que após as tentações sofridas por Jesus no deserto, Satanás “o deixou até ocasião oportuna”, o que aparenta indicar que Jesus foi tentado outras vezes pelo capiroto, embora novos incidentes não sejam registrados. Seria nesse período que teria Jesus passado pelo Piauí? Não sei! O ponto importante é que, apesar de várias tentações, Ele nunca pecou, e, segundo o povo de Oeiras, deixou, no solo do Piauí, a marca de sua passagem por essas redondezas.
REFERÊNCIA:
Causos Assustadores do Piauí
Tags:
Cultura