Nesse post você vai conhecer um pouco sobre a história de Alina Nunes- Biografia.
Há algum tempo tenho tido essa vontade em escrever um pouco sobre a história da dona Alina Nunes. Mas vocês podem estar a se perguntar o "por quê?" dessa tamanha curiosidade. E eu explicarei!
Em 2024, na cidade de Oeiras, no bairro Canela, foi inaugurada a creche CMEI Alina Nunes. Em que teria como uma das suas principais características o Ensino de Tempo Integral às crianças de 1 a 5 anos de idade- Pro Infância 2.
Desde sua inauguração, tem sido um sucesso.
Naquele ano de 2024, a minha filha, Maria Valentinna, assim como várias outras crianças, deu início à sua vida nos estudos escolares. Iniciava-se ali sua trajetória! Dali, foi surgindo a ideia em escrever sobre "Quem foi Alina Nunes?" ou algo nesse sentido.
O tempo foi passando e eu, paralelo a outras postagens, fui vendo a possibilidade de publicar algo relacionado à sua história, mesmo que para registros nos meios eletrônicos para futuras pesquisas acadêmicas, por exemplo.
Não sei se é mania ou não, mas tenho o costume de fazer pesquisas aleatórias no Google. E isso tem sido válido para muitas das minhas postagens. Por exemplo, antes de escrever esse post, fiz algumas pesquisas afim de encontrar algo referente ao tema... .
Diante dos resultados, decidi por em ação a ideia que lá atrás tive: escrever, mesmo que de forma resumida, a história da dona Alina Nunes.
Você já ouviu falar sobre Alina Nunes?
Se você nunca ouviu falar, fica aqui que vou te contar um pouco. Vale ressaltar que, o que aqui está sendo transcrito a respeito de sua história também está disponível logo na entrada da Creche CMEI Alina Nunes (parte interna), na Rua Major Doca Nunes, no bairro Canela- Oeiras/PI. A creche leva o seu nome em sua homenagem.
Boa leitura!
Dona Alina Rosa Ferraz Nunes Ferreira de Carvalho, nascida em 1920 em Fazenda Nova, Tanque do Piauí, destacou-se como mulher à frente de seu tempo.
Educada no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, concluiu os cursos de Humanidades e Pedagogia. Contribuiu significativamente para a educação ao criar a "Caixa Escolar" em 1946, beneficiando os menos favorecidos. Sua atuação estendeu-se à preservação do Patrimônio, sendo fundamental na criação do IHO em 1972 e na campanha para a Casa da Acolhida de Idosos na década de 1980. Como colaboradora ativa da APAE/Oeiras, recebeu homenagens e deixou um legado imortalizado na história de Oeiras.
Sua humanidade, engajamento social e cultural permanecem como parte integrante da comunidade.
LEIA TAMBÉM:
Nossa Senhora da Vitória: Padroeira de Oeiras
Nossa Senhora da Vitória: Padroeira de Oeiras

