Como montar um cronograma de estudos e se preparar para concursos? Aprenda como eu fazia, por exemplo, para estudar para as avaliações em tempos de ensino médio e superior.
Estudar já é uma tarefa árdua, digamos assim. E quando o estudante/concurseiro não tem uma rotina programada de estudos tudo se torna pior ainda. Pois, ele passa a estudar de forma aleatória ou só deixa para estudar no dia da prova, por exemplo. E isso não é nada bom! A pessoa termina não absorvendo o conteúdo da forma que deveria.
Imagina você, estudante de ensino superior, vamos dizer assim. Começou o primeiro mês de estudos e muitas disciplinas a serem estudadas, e quando marcada as datas de provas geralmente são três por dia (sem contar seminários), aí você deixa para estudar na rabada (em cima do dia da aplicação das avaliações). Eu te pergunto: "Tem como tirar uma boa nota desse jeito?" Claro que não, né?!
Por isso, e, também, por uma boa fixação dos conteúdos para sua carreira profissional futuramente, é importante termos um cronograma de estudos. Friso aqui que, este cronograma é importantíssimo para qualquer momento dos seus estudos (fundamental, médio, superior, pós graduação). Também, é importante destacar que, ao criar um cronograma de estudos isso não quer dizer que em todas as disciplinas você irá tirar excelentes notas. Montá-lo é o primeiro passo para melhorias em sua forma de estudar. Pois, além disso, você precisa ter muito foco, dedicação, persistência, organização e estudo para alcançar seus objetivos. Certo?
Nunca esqueça que, a organização dos estudos é fundamental para mandar bem nas provas dos certames.
Ah! O modelo de cronograma de estudos que irei compartilhar aqui ele não é tido como universal. Ele é baseado no meu dia-a-dia. Recomendo que caso for utilizá-lo, faça as adaptações de acordo com seu tempo disponível! Ou seja, tente encaixar este plano de estudos/cronograma de estudos em sua realidade.
O modelo de cronograma abaixo será o que eu usava em tempos de Universidade. Na época eu cursava Administração e tínhamos, salvo engano, entre nove e dez disciplinas por período. Um período corresponde a seis meses de estudos. Logo, em um ano correspondia a dois períodos!
Algumas das matérias são apenas como exemplo para formação do nosso cronograma de estudos.
Vamos imaginar que o primeiro dia da semana para o estudante/concurseiro seja segunda- feira. rsrsrs, que você é estudante do curso de Administração de uma determinada universidade e que trabalha, por exemplo, pela manhã.
Lembrando que, tudo uma situação hipotética!
Lembrando que, tudo uma situação hipotética!
Eu gostava muito de verificar meus horários de disciplinas e, baseado nele eu fazia cronograma de estudos. Por exemplo:
- Se na segunda- feira eu tinha Matemática e Administração Pública e na terça- feira Administração Pública e Logística durante o turno de estudo (tarde), quando fosse a noite (da segunda) eu revisava Administração Pública através de estudos aprofundados acerca dos conteúdos. E se possível, até adiantava alguns conteúdos. Porque eu escolhia Administração Pública? Por que no dia seguinte eu teria aulas dessa disciplina novamente.
Também, gostava muito de resumos, marcações e, principalmente, escrever o que eu entendi acerca do assunto. Assim que concluía um capítulo eu me perguntava: " O que este capítulo disse? O que entendi de conteúdo tal?" Era dessa forma que eu estudava, principalmente, em ensino médio e superior.
Particularmente, nunca deixei minha horas de lazer de lado e, nem de estar em convívio com amigos e familiares. Cito isso porque ouço muitos falando que se isolou, etc. Mas, isso vai de cada um!
Gosto de estudar em lugar calmos. Já tem outras pessoas que tanto faz em lugares silenciosos como barulhentos. Este eu não curto!
Não estudo somente com um material de estudos (um livro ou apostila que o Professor indicou). Pesquiso e, se preciso, compro materiais auxiliares para meus estudos.
Daí você pode até chegar e me indagar:
"Poxa! Você, então, só tirava notas boas, heim?"
Respondo que não! rsrs Dependendo do momento em que estejamos vivenciando nem sempre é possível tirar notas excelentes do início ao fim. Lá no princípio do nosso post eu mencione a palavra FOCO! Caso não tenha, de nada vale apena nos estudos. Lembro-me de uma vez em que, no sétimo período de estudos na Universidade tirei uma nota vermelha. Quando o Professor me viu perguntou o que estava acontecendo comigo, porque eu tinha mandado mal na avaliação dele. Olha que este docente esteve comigo por muitos períodos do curso.
Respondi a ele que não estava focado naquele momento, para não dizer que estava passando por outros problemas.
Mas, é isso pessoal! FOCO!
Vou deixar o modelo de cronograma de estudos e espero que seja de grande serventia para você.
Grande abraço do WB e bons estudos.
Modelo de cronograma de estudos|
Clique em download para adquirir o arquivo em word:
Comenta ai abaixo o que você achou do nosso post. Tem algum conteúdo que você queria ver em nosso blog, digita nos comentários.
Tags:
Dicas de estudos