Atualmente, todos os brasileiros com mais de 16 anos de idade podem votar. Mas, nem sempre foi assim!
Estamos em ano eleitoral (2020) e muitos cidadãos irão decidir o futuro de sua cidade elegendo Prefeitos e Vereadores que julgarem ser os melhores representantes. Atualmente, todos os brasileiros com mais de 16 anos de idade podem votar. Mas, nem sempre foi assim! Cerca de 150 anos atrás, só os homens ricos tinham esse direito. Mulheres, índios, escravos e padres eram proibidos de votar. Que tempos, heim?
Hoje o voto é secreto (ou melhor, aparenta ser secreto). Só sabemos em qual candidato a pessoa votou se ela quiser contar. Neste caso, vemos como 'secreto' aos olhos da lei. Pois, além de sabermos em qual candidato a pessoa votou com a condição dela contar, temos, também, o fato dela expor seus candidato, por exemplo, através de algum adesivo em sua porta ou veículo.
Mas, até 1933, a votação era aberta, e ficava fácil descobrir em quem a pessoa votou. Nessa época, até ameaças eram feitas e forçados a votar nos candidatos dos homens tidos como ricos daquela região.
De acordo com a atual lei eleitoral, o voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para os analfabetos e para quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos, o voto é facultativo, isto é, a pessoa não é obrigada a votar.
Outro fato interessante é que, as mulheres só passaram a votar a partir de 1933. Nos dias atuais elas votam e podem se candidatar a qualquer cargo político.
Tags:
Blog do Weslley Boy
Eleições
História do voto no Brasil
No Blog tem
Papo de Política
Voto no Brasil