Mas será o Benedito? - Blog do Weslley Boy Mas será o Benedito?

Mas será o Benedito?

Mas será o Benedito? Popular Benedito Meia-Língua.

Mas será o Benedito
Mas será o Benedito?

Quem nunca ouviu essa expressão: "Mas será o Benedito?" Quem nunca! Por exemplo, quando você, enquanto criança, pratica (ou praticava) alguma coisa que seus pais reclamavam e reclamava. Até que chegasse ao ponto de citar essa expressa acima. Como se estivesse dizendo o seguinte: "Poxa! Esse(a) menino(a) não vai ficar quieto(a) não".

Pois é! Tenho quase que certeza que seus pais já lhe disseram isso.

Mas, neste post vou falar um pouco sobre esse assunto. Ou melhor, que foi esse tal de Benedito que meus pais tanto diziam (dizem)?

Vem com a gente!


Benedito Meia-Légua, que assombrou os escravagistas anos antes da abolição

Seu nome original era Benedito Caravelas e viveu até 1885, um líder nato e bastante viajado, conhecia muito do nordeste. Suas andanças conferira-lhe a alcunha de "Meia-légua". Andava sempre com uma pequena imagem de São Benedito consigo, que ganhou um significado mágico depois.

Ele reunia grupos de negros insurgentes e botava o terror nos fazendeiros escravagistas da região, invadindo as Senzalas, libertando outros negros, saqueando e dando verdadeiros prejuízos aos racistas.

Contam que ele era um estrategista ousado e criativo, criava grupos pequenos para evitar grandes capturas e atacavam fazendas diferentes simultaneamente. A genialidade do plano era que o líder de cada grupo se vestia exatamente como ele.

Sempre que um tinha o infortúnio de ser capturado, Benedito reaparecia em outras rebeliões. Os fazendeiros passaram a crer que ele era Imortal. E sempre que haviam notícias de escravos se rebelando vinha a pergunta "Mas será o Benedito?"

O mito ganhou força após uma captura dramática. Benedito chegou a São Mateus (ES) amarrado pelo pescoço, sendo puxado por um capitão do mato montado a cavalo. Foi dado como morto e levado ao cemitério dos escravos, na igreja de São Benedito.

Noutro dia, quando foram dar conta do corpo, ele havia sumido e apenas pegadas de sangue se esticavam no chão. Surgiu a lenda que ele era protegido pelo próprio São Benedito. Por mais de 40 anos ele e seu Quilombo, mais do que resistiram, golpearam o sistema escravocrata.

Meia-Légua só foi morto na sua velhice, manco e doente. Ele dormia em um tronco oco de árvore. Esconderijo que foi denunciado por um caçador. Seus perseguidores ficaram a espreita, esperando Benedito se recolher. Tamparam o tronco e atearam fogo.

Seu legado é um rastro de coragem, fé, ousadia e força para lutar pelo nosso povo, que ainda hoje é representado em encenações de Congada e Ticumbi pelo Brasil. Em meio as cinzas encontraram sua pequena imagem de São Benedito.

Todo dia 1 De Janeiro, o cortejo de Ticumbi vai buscar a pequena imagem do São Benedito do Córrego das Piabas e levar até a igreja em uma encenação dramática para celebrar a memória de Meia-Légua.

Então, você gostou deste post? Comenta aí.

Abraços.


💳 Cartão de crédito sem anuidade, sem mensalidades e com controle total pelo app! Peça o seu digio agora. Se liga em nosso convite, porque a chance de aprovação é muito grande. Acesse o link e solicite seu cartão: https://digio.com.br/convite/?id=48e2d258&utm_source=mgm&utm_medium=convite&utm_campaign=cartao-credito-indica












Fonte: Alê Santos
Publicado por Mulheirismo Africano MDA

Postar um comentário

1- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e somente com ele saberemos se o assunto poderá ser publicado com mais frequência no blog;

2- Ative sempre a barrinha notifique-me pois assim que seu comentário for respondido você leitor(a) será o primeiro (a) a saber;

3- Deixe o link do seu blog abaixo dos comentários, assim todos os usuários poderão visitá-lo;

4- Evite xingamentos, palavras de baixo calão nas postagens!

Abraços do WB!

Postagem Anterior Próxima Postagem