Cuscuz, comida típica da região Nordeste, torna-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Patrimônio Imaterial da Humanidade. Você sabe o que significa esse termo? Pois bem, antes de adentrarmos ao assunto, vamos deixar claro o seu significado.
Quando nos referimos a algo que se tornou um 'Patrimônio imaterial da Humanidade' estamos querendo dizer que, este é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares. Também, ensinam ás novas gerações sobre seus valores culturais e históricos.
Certo! Dado essa explicação acerca do termo em destaque vamos seguir com nosso post, meus caros.
Pessoal, tenho uma novidade! Acredito que já era para se ter tornado há muito tempo, no entanto, só veio nos últimos dias. Sabe o cuscuz? Aquela comida típica (digamos assim!) do nordestino arretado.. isso mesmo! Ela se tornou Patrimônio Imaterial. No último dia 16 de dezembro de 2020, os conhecimentos, as práticas e as tradições relacionadas ao preparo e ao consumo do cuscuz foram declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade, pelo comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O pedido foi feito pelos seguintes países: Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia. Países em que o prato é parte integrante do patrimônio Cultural e consumido por praticamente toda a população, de todos os gêneros, de todas as idades , incluindo os imigrantes, e em todas as circunstâncias.
Vale ressaltar que, o cuscuz não faz parte somente da alimentação das sociedades da costa africana. Esse prato, também, foi introduzido, pelos portugueses, no cardápio brasileiro e, hoje, é parte importante, sobretudo, da cozinha nordestina.
Costumamos chamá-lo de amarelão. Pense num negócio bom! Quando misturamos com uma carne de sol, ovos ou, até mesmo, quando fazemos uma bela de uma mistura de temperos e legumes, fica ainda mais delicioso.
Eu mesmo dou um enorme valor a este prato! E você?
Este foi mais um dos nossos posts. Se você gostou, COMPARTILHE em suas redes sociais. Um grande abraço do WB e, até o próximo!
Tags:
Cultura